O Colégio 1º de Maio foi fundado em 27/7/1961 e inaugurado em 13/1/1962. Em um ano e meio, erguia-se um prédio de 4 andares destinado ao Colégio e, desde então, centenas de trabalhadores e seus dependentes têm por ele passado em busca de aprendizado.
Em 1962, o então Ginásio 1º de Maio inaugurou os seus primeiros cursos de primeiro grau, da 1a. à 4a. série ginasial; hoje desativados. Mais tarde, em 1973, inicia-se o então segundo grau, que passou a desenvolver os cursos Técnicos de Eletrônica, Eletrotécnica, Edificações, Turismo, Administração, Contabilidade, Química, Secretariado e, posteriormente, Mecânica. Paralelamente a esses cursos, desenvolveu-se o curso Supletivo e, além da formação geral, cursos profissionais de Eletricista Instalador, Eletricista de Manutenção, Bombeiro Hidráulico, Auxiliar de Escritório, Auxiliar de Enfermagem etc.
Em 7 de março de 2002, o Colégio 1º de Maio passou a fazer parte do então criado CEACS - Centro Educacional Aldanir Carlos dos Santos, sendo vinculado ao atual Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Energia do Rio de Janeiro e Região - SINTERGIA, situado a Rua General Canabarro 536 - Maracanã - Rio de Janeiro.
Esse braço educacional do SINTERGIA,tem como missão o aprimoramento da mão-de-obra trabalhadora, bem como de seus associados e dependentes, concedendo a estes um ensino que atenda a demanda por escolarização de núcleo comum e profissionalizante..